O Asus Rog Ally X resistirá ao boom portátil de 2025 jogos?

O Asus Rog Ally X resistirá ao boom portátil de 2025 jogos?

Avaliações

O Asus Rog Ally x é um computador de mão fantástico e poderoso, oferecendo uma experiência de jogo portátil que parecia inimaginável alguns anos atrás. No entanto, com uma variedade de novos Jogos portáteis Os candidatos que atingem o mercado desde o seu lançamento, é difícil saber se ele continuará a usar a coroa como a melhor alternativa ao Deck de vapor OLED.

Em nossa revisão da Asus Rog Ally X, concedemos ao console um 9/10 quase perfeito, apelidando-o de melhor portátil com base no Windows 11 de todos os tempos. Isso foi antes de um CES 2025 cheio de congestionamentos, com o evento deste ano introduzindo inúmeros novos jogos portáteis com telas gigantes chamativas, novos processadores ou mais memória. Então, como o Asus Rog Ally X ainda manterá uma posição superior em nosso guia para os melhores consoles de mão até o final do ano? Vamos entrar nisso.

O Asus Rog Ally original foi um dos primeiros do gênero quando chegou em maio de 2023, com o Steam Deck e a Nintendo Switch como seus únicos verdadeiros concorrentes. Mais alternativas de convés a vapor começaram a surgir logo depois, como a Lenovo Legion Go e a Logitech G Cloud, e hoje em dia, são muitas opções para escolher.

Dado que nossa revisão da Asus Rog Ally não estava exatamente brilhando, concedendo ao porão uma pontuação de 7/10, ficou claro que a primeira tentativa da marca não era perfeita. Um sistema operacional de buggy, uma duração de baixa bateria e algumas falhas de design significavam que, embora o dispositivo possa ter sido a estréia portátil da ASUS, não tinha o que precisava levar no convés do vapor. À medida que mais opções inundavam o mercado, a Asus já estava à frente da curva, assumindo o feedback da comunidade e planejando sua segunda iteração.

O Asus Rog Ally X chegou em julho de 2024 como sucessor do Asus Rog Ally original. Era um novo dispositivo brilhante destinado a reparar todos os problemas encontrados com o primeiro dispositivo, e fez exatamente isso. Com uma bateria de 80whr, dobrar a capacidade da versão anterior, bem como 24 GB de RAM, o dispositivo foi objetivamente melhor que a primeira tentativa. Também houve ajustes de design, o que fez o computador de mão se sentir muito mais confortável, principalmente para longas sessões de jogos.

Imagem personalizada para

Embora estivesse claro que o novo dispositivo estava chamando a atenção da comunidade portátil, a cena em si era (e ainda é) muito fresca. Desde o amanhecer do Game Boy, os jogos portáteis nunca desapareceram, mas havia uma verdadeira falta de hardware e interesse frescos fora das ofertas da Nintendo nos anos anteriores ao lançamento do Steam Deck.

Mas, à medida que mais jogadores retornaram ao fator de forma portátil, mais marcas retornaram para oferecer uma riqueza de opções de hardware. Como resultado, a CES 2025 viu o anúncio de tantos jogos portáteis que era fácil perder a conta. O Lenovo Legion Go S, o MSI Claw 8 AI+e o Acer Nitro Blaze 11 foram apenas alguns dos dispositivos em exibição com janelas de data de lançamento de 2025.

No entanto, não vimos novos dados portáteis na CES 2025, mas também alguns novos processadores para alimentar os consoles portáteis do futuro. A AMD, cujo chip Ryzen Z1 Extreme foi uma escolha popular para muitos jogos portáteis, introduziu a família Z2 brilhante, incluindo o Z2 regular, o Extreme Z2 e o Z2 Go. Parecia que o Asus Rog Ally X estava firmemente no espelho retrovisor menos de seis meses após seu lançamento.

Imagem personalizada para "O Asus Rog Ally X resistirá ao boom portátil de 2025 jogos?" Mostrando o escritor usando o dispositivo com a área de trabalho aberta

No entanto, à medida que surgiram especificações para esses novos modelos, rapidamente ficou aparente que o Asus Rog Ally X ainda estava no ringue. O MSI Claw 8 AI+ mostrou sua nova bateria maior, que a marca chamou de ‘inovação’ e ‘melhor na categoria’ (via MSI). Na realidade, essa ‘avanço’ correspondeu apenas a que a bateria de 80whr da ASUS já havia oferecido por meio ano. Outros computadores de mão apresentavam uma capacidade de bateria ainda menor, como a Lenovo Legion Go S e Acer Nitro Blaze 11, com apenas 55Whr.

A Lenovo também apresentou um protótipo funcional de sua próxima Lenvo Legion Go 2, que ainda está para ter uma data de lançamento confirmada e ainda está sujeita a ajustes. Mesmo essa próxima alternativa apresenta apenas uma bateria de 74whr, que ainda fica atrás do Asus Rog Ally X. Ou seja, a menos que a Lenovo trabalhe alguma mágica nos próximos meses para aumentar o tamanho da bateria antes do lançamento do Go 2.

Enquanto o Asus Rog Ally X ainda mantinha a coroa para a maior bateria, manter a liderança em termos de desempenho foi uma preocupação mais significativa, com os chips da AMD Ryzen Z2 chegando agora. No entanto, apesar de lançar ao lado das novas CPUs, a maioria dos jogos portáteis de jogos revelados para lançamento deste ano ainda usa o chip Z1 original ou pelo menos a tem como opção para os consumidores, mantendo o Asus Rog Ally X em um campo de jogo nivelado. Depois, há a zona ZOTAC e os bolinhos de mão de Blaze Acer Nitro, com iterações do chip AMD Ryzen 7 8840. Esses processadores fornecem uma saída marcadamente semelhante ao Z1 Extreme, mantendo o Asus Rog Ally X na corrida.

Imagem personalizada para

A memória foi um ponto de discórdia para muitos adotantes de sistemas portáteis de jogos, que a ASUS remedia com 24 GB de RAM em sua segunda iteração. Outras marcas seguiram o exemplo, oferecendo aos consumidores até 32 GB de memória em seus computadores de mão, o que, é claro, tem um custo extra, com 16 GB permanecendo o nível base para a maioria. Embora a ASUS não leve a coroa no departamento de memória, ele certamente recebe pontos de brownie por fornecer 24 GB como padrão e, como nossa revisão, você pode sentir o salto de memória no quão rápido é o tempo de carregamento.

Então, na verdade, o que esses novos computadores estão fazendo de maneira diferente em comparação com o Asus Rog Ally X? Obviamente, alguns deles oferecem recursos elegantes, como o MSI Claw 8 AI+ com joysticks do Hall Effect ou o Acer Nitro Blaze 11 com uma tela gigante de 11 polegadas. Mas quando você entra no âmago da questão e, com isso, quero dizer as especificações de hardware, parece que a ASUS chegou lá primeiro.

Ainda assim, dado que a ASUS chegou primeiro, você pensaria que os rivais trariam modelos semelhantes a um preço mais baixo, certo? Infelizmente, esse não foi o caso até agora. O Asus Rog Ally X custa um centavo bonito por US $ 799. Embora seja mais caro do que alternativas, como o Steam Deck OLED ou o Nintendo Switch, ao comparar com dispositivos dentro de seu calibre, parece de alguma forma uma das opções mais acessíveis.

Imagem personalizada para

O MSI Claw 8 AI+ custará US $ 899 e, embora ofereça mais poder de desempenho graças ao processador Intel Core Ultra 7 258V, ainda é um salto de preço notável. Outra alternativa é o Lenovo Legion Go S, que custa US $ 730. O Go S apresenta o processador Z2 GO, proporcionando significativamente menos poder do que o Extreme Z1 do Rog Ally X, para que não o culpemos por gastar apenas um pouco mais no Ally X.

Outro candidato é a zona ZOTAC, mas temos nossas dúvidas. Com uma duração muito pior da bateria e um processador semelhante, o preço que corresponde ao preço de US $ 799 do Rog Ally X parece um pouco equivocado. Portanto, embora o Asus Rog Ally X possa não ser um vencedor claro em termos de preço, com opções mais baratas, certamente está no mesmo campo que o restante das opções de correspondência de desempenho no mercado.

No geral, é bem claro que, embora haja uma variedade de excelentes jogos portáteis no mercado, com muitos mais prontos para lançar ao longo de 2025, o Asus Rog Ally X não está de forma alguma fora da corrida e provavelmente não será por um tempo. Optar por uma variedade de melhorias de hardware, em vez de recursos que mal contribuem para a experiência do jogador, foi um grande swing da ASUS. Enquanto o scanner de impressão digital da Zotac Zone parece uma boa adição, não parece algo que aprimora a experiência principal da jogabilidade.

À medida que mais jogos de mão explodirem em cena, estamos confiantes de que o Asus Rog Ally X ainda pode manter seu chão. Embora não seja o primeiro lugar para sempre, graças aos avanços tecnológicos intermináveis ​​e aparentemente leves no espaço portátil, o Asus Rog Ally X provavelmente resistirá ao boom portátil de 2025 jogos. A ASUS pode até ter que competir consigo mesmo, considerando os relatórios recentes apontando para a marca de tecnologia que trabalha com a Microsoft em um próximo computador de mão da marca Xbox. Ainda assim, teremos que ver o que nos próximos meses nos trazem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.